A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IN JUÍZO
Comunicação breve
Palavras-chave:
Política de Assistência Social. CRAS. CREAS. Pesquisa.
Autor(es):
Anna Karoline Cavalcante Carvalho
Resumo: A presente comunicação breve versa sobre a reflexão/avaliação de serviços públicos prestados à população usuária da Política de Assistência Social, uma das três esferas da denominada Política de Seguridade Social, considerando as normas e as teorias que as orientam, como condição elementar para o atendimento que a lógica conceitual da Política espera ser ofertada aos usuários do município pesquisado. O espaço ocupacional ou os equipamentos sociais de intervenção da pesquisa foram: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de uma cidade do Estado do Tocantins, que trabalham nos serviços de proteção social especial de média complexidade e proteção social básica, respectivamente. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral desenvolver estudo avaliativo sobre os serviços ofertados, para fins de aprimoramento, conhecer os níveis de eficácia e efetividade das ações desenvolvidas. Portanto, esse resumo ocorre com o referido acúmulo e com ênfase nos dados obtidos pela aplicação dos instrumentais da referida pesquisa, aplicados de forma qualitativa e quantitativa. Diante do que se verificou, os resultados aqui elencados, é factível a reflexão de que a forma como a política está sendo executada não compreende boa parte dos objetivos da própria política, o que acarreta problemas nela identificados, tais como aqueles que se referem à rede socioassistencial como “solta”, entre outros que defraudam a intenção da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no que tange aos serviços prestados para a população.
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