POR QUE APRENDER A “ENSINAR” DIREITOS HUMANOS (DH)? - Patrícia Medina
Artigo de revisão
Palavras-chave:
Ensino de direitos humanos. Estratégias pedagógicas. EDH. América Latina.
Autor(es):
Patrícia Medina
Resumo: Expõe razões que justificam, na atualidade, a aprendizagem dos procedimentos de ensino dos direitos humanos por pessoas de diferentes formações e atuação profissional, por intermédio de uma didática específica orientada para a ação tendo em vista a instauração de competências e atitudes requeridas desde a Declaração Universal em Direitos Humanos (DUDH) e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) brasileiro. A exposição seguiu um fluxo de desafios da educação em geral na contemporaneidade, os fundamentos da educação em direitos humanos (EDH) no contexto legal e social e apresenta uma proposição didático-metodológica com vistas “ensinar” direitos humanos a partir da promoção, da proteção e da reparação dos direitos humanos violados.
Download do arquivo completo