GARANTIA DO ATENDIMENTO INCLUSIVO E HUMANIZADO
ARTIGO CIENTIFICO
Palavras-chave:
Comunicação. Defesa Social. Língua Brasileira de Sinais. Pessoa Surda. Tecnologia em Segurança Pública.
Autor(es):
Heldeliano Soares Arrais
,
Nielson Sampaio Barbosa
Resumo: Neste artigo, procuramos esmiuçar fundamentações presentes na Matriz Curricular Nacional (MCN) para subsidiar a implementação de uma abordagem metodológica aplicada à formação dos agentes de Segurança Pública do Estado de Roraima, especialmente referente a proposta de adoção do componente curricular da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as ações formativas do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). O corpus da pesquisa consiste na fundamentação dos aspectos abordados no eixo temático - Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública - e suas competências relacionadas às tarefas desenvolvidas pelos bombeiros militares no atendimento à Pessoa Com Deficiência Auditiva. Problematizamos o ensino e a aprendizagem do vocabulário em Libras contextualizado para o atendimento dos bombeiros em suas atividades cotidianas, tendo por objetivo possibilitar o atendimento inclusivo e humanizado direcionado aos cursos de formação inicial e continuada da corporação, quais sejam, cursos de ingresso, especialização e aperfeiçoamento dos bombeiros militares.
Download do arquivo completo